Encomendas

Carité expande horizontes

 


 

 A Ten Toes, que esteve em Barcelona, é uma marca portuguesa que ilustra bem o diagnóstico da consultora. À frente do projecto está Reinaldo Teixeira, que é também sócio-gerente da fábrica Carité. “O que tem prejudicado a Ten Toes é eu ter uma unidade industrial que produz para outras marcas. Como sou o único sócio, tendo a empresa 170 trabalhadores, quase todo o tempo é ai esgotado. Há um ano criei para a marca uma equipa comercial e de desenvolvimento, onde vou colaborar mas que não vai depender de mim”, refere. A Carité detém duas marcas, além da Ten Toes de calçado feminino para o dia-a-dia, possui a Stiletto, direccionada para ocasiões festivas.

 “Em Portugal muitas marcas já deram passos muito grandes em termos de design e de criatividade. Há dez anos estávamos muito aquém. Agora temos marcas a caminho do sucesso e por alguma razão é”, comenta Reinaldo Teixeira.

No entanto, na área do calçado, a maior parte do design continua a vir de Itália, nomeadamente de estúdios localizados em Milão. “Os italianos continuam a surpreender. Têm uma criação espantosa, talvez pelas escolas que têm. Nós, ano após ano, estamos a recuperar.

 Já temos bons estilistas, mas os italianos têm uma maior quantidade de marcas, que dão suporte aos seus designers”. Reinaldo Teixeira identifica uma oportunidade para as marcas nacionais de calçado: “Uma grande parte da produção italiana já não é feita em Itália, mas na Roménia e na China. Sendo produzido em Portugal vai ter mais qualidade. O design italiano e a produção portuguesa podem ser a nossa mais-valia.” Apesar de ter ido a Barcelona vender a Ten Toes, só agora é que a marca vai começar a marcar presença em desfiles de moda e nas páginas de algumas revistas. Dentro de algumas semanas o novo site deverá ficar online.

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Meios e Publicidades

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