Métodos de Construção de Calçado

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoMontagem Plana

Este tipo de montagem é o mais usual nos diferentes tipos de calçado e de diferentes materiais. O bordo de montagem é virado para o interior do sapato e é colado sobre a palmilha de montagem, a sola é fixa à palmilha e ao corte através de cola e/ou pregos.

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoMontagem Pratik

O bordo de montagem é virado para o exterior do sapato, o corte é fixo à palmilha, através de uma costura e a sola poderá também ser cosida.

CARITÉ

Métodos de Construção Montagem Tubular

Este tipo de montagem é muito usado em calçado de desporto, de conforto e de segurança. A característica principal deste tipo de montagem é que a gáspea é costurada à palmilha formando um saco. Não requer margem para montagem. A forma é introduzida dentro sob pressão

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoCalifornia

Não existe montagem propriamente dita, o sapato é enformado e o revirão é voltado para dentro, a sola é colada pelo processo normal e não necessita de palmilha de acabamento.

CARITÉ

Métodos de Construção Strobel

Construção semelhante que se caracteriza pela costura do corte à palmilha através de uma costura específica que tomou o nome da máquina em que é realizada – Strobel.

CARITÉ

Métodos de Construção Goodyear

A construção Goodyear apresenta os seguintes elementos: Corte/gáspea, palmilha de montagem, enfuste, entressola, vira, sola. Utiliza-se uma palmilha de montagem com rib colado, o bordo de montagem é virado para o interior do sapato, o excedente de material é eliminado, a vira, o corte e o rib são costurados, esta costura não é visível no sapato acabado, o enchimento serve para encher o espaço correspondente à altura do rib, este traz também um conforto suplementar, a entressola ou a sola é unida à vira através de uma costura. É esta costura que é visível no sapato acabado.

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoMocassin

A construção mocassin pode ser considerada uma variante. A gáspea atua como a palmilha e é extensa para envolver a parte lateral do pé com um “espelho” ou peça acoplada, de modo que a costura une esta peça à gáspea no topo desta tornando-se também decorativa.

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoVulcanização

A preparação do corte é semelhante ao Califórnia tipo Mocassim ou “String-lasting”, a forma é de metal, aplicam-se tiras de borracha num molde, o molde é fechado (forma com o corte) e sujeito a aquecimento - vulcanização, após a operação a sola está com a configuração desejada.

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoInjeção Direta ao Corte

Tecnicamente poder-se-ia utilizar qualquer tipo de montagem como base, porém os mais usados são: Tubular,mocassin, string lasting, a forma é de metal, é colocada uma calcanheira, o molde é fechado pelo sapato já montado na forma, o granulado é liquidificado e injectado - PU, TR e PVC, a sola poderá apresentar várias fantasias, perfis, imitações, cores ou combinações.

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoStitch-Down

Stitch-Down é um método antigo e bastante primitivo de construção de sapatos. Mais uma vez, pode reconhecê-lo pela forma como a gáspea se dobra de uma maneira única sendo puxada para fora e costurada diretamente na entressola e na sola. Este método faz bons sapatos casuais e resistentes à prova d'água, já que a ideia era que a água fluísse para fora em vez de dentro do sapato.

CARITÉ

Métodos de ConstruçãoSacchetto

Em vez de usar a técnica padrão de envolver a gáspea em torno de uma palmilha rígida - a construção Sacchetto envolve costurar a parte superior em um forro flexível para formar um saco 'semelhante a uma meia', um pedaço macio de espuma é inserido para maior conforto - para terminar, a sola é então adicionada. Isso torna o sapato super macio e flexível sob o pé.

Graphic
CARITÉ

Métodos de Construção San Crispino

No método de construção San Crispino, a gáspea é dobrada para dentro para envolver a palmilha e depois costurada à mão. Neste processo, os furos de costura são perfurados na parte superior e na palmilha, que são então costurados. O produto final é flexível, robusto e elegante.